Lilypie 2nd Birthday Ticker

domingo, 13 de janeiro de 2008

É bom saber...


Dizem os especialistas...

Desenvolvimento do bebé: Bebé de 2 meses

É a altura de começar a espernear com força quando está deitado de costas. O seu bebé já consegue levantar a cabeça durante cerca de 10 segundos quando está deitado de barriga para baixo. Vai começar a controlar as suas acções, aprende a distinguir as formas simples e a seguir com os olhos objectos sonoros ou de cores vivas. Escuta com mais atenção as vozes suaves e sorri para toda a gente, sem distinção. Vai passar mais tempo acordado e atento a tudo o que acontece e assusta-se quando ouve barulhos estranhos. Os seus músculos começam a ficar mais fortes e começa a seleccionar as coisas de que gosta.



Interacção mãe-bebé: Falar com o seu filho vai ajudá-lo a aprender a falar de forma mais rápida

Um estudo recente, efectuado nos Estados Unidos, mostra que quanto mais tempo um bebé estiver em contacto com a lingua dos pais, mais depressa começa a falar. Pelo contrário, as crianças com um elevado grau de surdez ou crianças socialmente isoladas que não experimentaram qualquer típo de linguagem, verbal ou gestual, não adquirem uma linguagem.

De qualquer forma, é preciso ter em mente que as fronteiras destes incentivos são fundamentais. Se cair no exagero, na esperança que o seu filho se torne um génio, corre o risco de anular todos os êxitos conseguidos até aí.


Massagem para bebés

(o Miguel adora, depois do banho...)

Massajar o seu bebé é uma excelente oportunidade de o conhecer melhor e estabelecer uma relação ainda mais próxima com ele. A hesitação é algo muito comum nesta fase, o seu filho parece ainda tão frágil que pode ter dúvidas quanto aos benefícios e às formas de o massajar. Quando feita correctamente, uma pequena massagem vai ajudá-la a ganhar segurança e tornar o seu bebé ainda mais saudável e feliz.

Os benefícios. A massagem melhora a circulação sanguínea do seu bebé. Tonifica os músculos e alonga as articulações. Além disso, vai reforçar as suas defesas imunológicas, em especial activando o sistema linfático, e diminuir as hormonas do stress. Vai ajudá-lo a regular a respiração e facilita a digestão. Por exemplo, uma massagem no peito ajuda o bebé a respirar mais profundamente. Alivia ainda dores ocasionadas por certas doenças e o seu bebé ficará mais calmo, tranquilo e conseguirá dormir mais facilmente. A massagem pode mostrar-se altamente eficaz no alívio de cólicas, gases ou dores de dentes.

O local. Escolha um local aconchegante e calmo. Se possível de côr clara, com luz ténue, música suave e com os objectos e brinquedos favoritos do seu bebé. A temperatura é igualmente muito importante e deve ser mantida perto dos 20ºC. Isto permite-lhe despir o bebé nesse momento sem lhe causar qualquer desconforto. Deite-o numa manta coberta por um lençol ou uma toalha de algodão para que a sua pele também não sinta desconforto.

O momento. O seu bebé pode receber estes mimos a qualquer hora do dia. Evite no entanto os momentos antes e depois das refeições. Massaje o seu filho quando este estiver completamente desperto, de preferência depois do banho, depois de mudar a fralda ou entre refeições.

Técnicas. Aqueça uma pequena quantidade de bálsamo de massagem na sua mão e coloque a outra sobre a perna ou barriga do seu bebé para estabelecer o contacto. Mantenha sempre uma das mãos em contacto com o bebé. Com a palma da outra mão inicie a massagem com movimentos suaves desde o ombro do bebé até à sua barriga. Efectue o mesmo movimento, partindo agora do outro ombro. Repita este movimento em forma de cruz 4 a 5 vezes. As primeiras massagens não devem durar mais do que 5 minutos para não incomodar o bebé.

Cuidados. Tonificante, relaxante ou por pura brincadeira, é importante que a massagem seja um prazer para o seu filho. Observe as suas reações e faça-a apenas se o seu bebé estiver atento e gostar de participar. Ele brinca, sorri e o seu rosto e corpo ficam relaxados. Para situações mais específicas, solicite indicações de massagens e técnicas mais adequadas ao seu pediatra.

Sem comentários: