Lilypie 2nd Birthday Ticker

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O parto

Acho que preciso de contar como foi o parto... Também para nunca o esquecer...

A obstetra que me seguiu, nos últimos tempos começou a dizer-me que o bebé não estava bem encaixado e que embora o útero já estivesse mole nas ultimas 2 ou 3 semanas, não tinha qualquer dilatação, por isso tinha que andar muito... e foi o que eu fiz...
Então no dia 10 Novembro, um sábado, fui a pé de casa dos meus sogros até à minha loja, para terminar um trabalho. Entretanto o J. foi para um fogo... Fiquei tão furiosa... Ninguém imagina...
Fiquei sem chaves de casa, sem carro... sozinha com o bebé quase a nascer... Depois fui até um café, para lanchar com uns amigos. Tinha tantas dores nesse sábado... Lembro-me que ao chegar ao café tive uma dor tão forte que nem me mexia...
Depois fui até aos B, com esses meus amigos, e entretanto o J. chegou .. Voltamos a casa dos meus sogros... eu tinha dores tão fortes que ficava toda corada e nem falava... Mas como já tinha ido umas vezes para a Maternidade e era sempre falso alarme, nem disse nada.
Depois disse ao J. que era melhor irmos de novo ao Hospital, até porque eu achava que o bebé não se mexia tanto. Ele ainda tomou banho e lá fomos, sem dizer nada a ninguém, para não voltar a dar falsas esperanças.
Chegamos ao hospital por volta das 23h... Estive que tempos para me chamarem. Estava lá uma sra na sala de espera que ela é que acabou por chamar alguém, porque eu estava mesmo com muitas dores. Quando entrei, fui vista por um médico tão... Bruto, insensível, parvo... sei lá... Que me disse logo que ainda não estava em trabalho de parto porque ainda só tinha 1cm de dilatação... mas pronto vá para ali fazer um registo, disse ele. E eu fui... e o enfermeiro não apanhava nada... mudei de cama... e nada
Veio uma enfermeira (que me deu algumas aulas de preparação para o parto) e ela lá conseguiu apanhar as pulsações do bebé... Depois, conforme o registo começou a sair, vai lá essa enfermeira, depois o outro enfermeiro, e depois outro... e ninguém me dizia nada... Entretanto aparece um médico (felizmente um outro bem mais simpático!)... A enfermeira que eu conhecia acabou por me vir dizer que eu ia ficar... que havia umas alterações no registo. Sou sincera... pensei que essas alterações eram contracções.. nunca pensei que fosse com o bebé... nunca pus em causa o bem estar dele :(
Por fim lá vem o 1º médico... então afinal o que é que se passa para ter que cá ficar? E viu o Registo... Virou costas e foi embora... Enfim... Quem fez o internamento foi o outro médico...
Chamaram o J., e lá fomos para a Sala de Partos (nem a mala levei... Só levei um saquinho com a 1ª trouxinha do bebé... Com essa andava sempre, e não estavamos mesmo a contar com o nascimento para esse dia)
E fomos... a tal enfermeira, passou das Urgências para a Sala de Partos, à meia noite, embora estivesse noutra ala. Passei a noite ligada ao monitor... nem isso achei estranho na altura (já lá tinha passado uma noite há 2 semanas, porque tinha tido perca de liquido, mas acabou por não ser nada, e dessa vez, só era monotorizada de vez em quando...)
As dores eram fortes, mas aguentei-me sem medicação nenhuma toda a noite. O J. ainda passou pelas brasas... Só acordava quando eu precisava de ir a casa de banho.
Às 8h, na mudança de turno, a enfermeira saiu, mas entrou o outro enfermeiro com quem tive as aulas. Ainda bem... é muito reconfortante termos ali alguém que nos conhece, e que conhecemos... Já que não estava lá a minha obstetra...
Mudou o turno dos médicos também e fui vista pela primeira vez desde que tinha entrado na Sala de Partos (há 8 horas atrás...). Gostei da equipa... Já tinha 2 dedos de dilatação, por isso a médica rebentou-me a bolsa das águas e deram-me medicação para acelarar... E as dores já eram bem jeitosas... Aí já quis medicação claro, mas o médico anestesista estava quase a chegar e assim aguentei umas contracções, mas levei a epidural e passado um bocado as dores já se tornaram bem mais suportáveis... Passado pouco tempo comecei com vontade de puxar... A médica passou lá e disse "já estamos assim?" e nessa altura já devia estar com boa dilatação... mas o bebé não estava bem encaixado... Ah, mas o que aconteceu quando o turno mudou e viu os Registos foi que eu estava a Dieta 0, pra estar preparada para ir para o Bloco... Mas eu na altura acho que nem me apercebi bem das coisas. Custava-me não poder beber... Mas achei sempre que estava tudo bem... Nem sequer perguntei se o bebé estava bem... Mas pronto, as dores continuaram, os puxos também... acho que ainda gritei com o João uma vez, porque fiz a respiração para evitar o puxo que é tipo cão, porque não sabia se podia puxar ou não (as salas estavam todas cheias, e o pessoal não chegava para as salas todas quando algum bebé queria nascer), e ele achou que eu não estava a respirar bem... Mas o enfermeiro voltou e eu comecei com os puxos. O bebé não estava encaixado e estava com a cabeça virada, ou assim qualquer coisa, que também não me lembro... O enfermeiro teve que o virar para ele nascer...
E pronto, lembro-me que o enfermeiro tinha saido para o almoço, e ficou uma outra enfermeira, montaram a cama para cama com perneiras, a médica já lá estava há um bom bocado, veio pelo menos mais um enfermeiro e lembro-me de chamarem o pediatra... e com 3 puxos o Miguel estava cá fora :) e o J. sempre ao meu lado :)
O J. esteve ainda bastante tempo com o Miguel, porque logo a seguir começaram a coser-me e eu tinha medo de o deixar cair... Pedi ao J. para ficar com ele...(Nunca mais me vou esquecer da expressão do J a olhar para o nosso menino). Mais tarde lembrei-me que costumam por os bebés no peito da mãe, e que só chamam o pediatra nalguns casos... Só depois mais tarde eu percebi... Fiquei porque o Miguel tinha picos (baixos) no RCT, e vinha com o cordão no pescoço ... Podia ter corrido mal e isso nunca me passou pela cabeça, em todo o trabalho de parto...quando chegamos à sala (não sei que nome tem aquela sala, mas é para ficarmos lá 2 horas após o parto e depois subimos para a enfermaria), e chegaram as nossas mães, o J. agarrou-se à mãe a chorar... Ele viu tudo e apercebeu-se de tudo, mas não me disse nada... Ajudou-me muito...

Fiquei com um hematoma, por me tentarem virar o Miguel, e por ele ter estado ali às cabeçadas, e ele tb vinha com um grande hematoma na cabeça...
Os pontos custaram-me muito... Ainda hoje, de vez em quando me chateia onde fui cozida...
E tive o azar de apanhar o mesmo médico que me viu quando entrei, no dia em que era previsto sair... Que não me deu alta, porque eu cheirava a podre... disse ele à enfermeira (sim, porque nem me falou sequer) Esta fica que isto cheira a podre... E comecei a levar injecções para baixar o útero, e a fazer antibiótico... Quando ele saiu, fiquei a chorar... Foi lá uma enfermeira pedir desculpa pelo médico (como se ela tivesse feito alguma coisa...) que ele era mesmo assim, que as coisas eram normais... A mesma enfermeira que me tinha dito 1 hora antes, quando me fez a higiene, que parecia tudo bem... Que o útero já estava no sítio... Não foi o ter ficado lá, foi como o médico falou...
No dia a seguir fui vista pela chefe de serviço, que perguntou quem tinha sido o médico a fazer aquele diagnóstico, porque o útero estava óptimo, cheiros eu não tinha, e não tinha febre, para que é que me andavam a dar injecções e antibiotico... E deu-me alta... Vá-se lá entender...

O que na altura me pareceu não custar muito... depois começou a custar... Foi mais o pós... e os pontos custaram-me muito... a coserem-me, os dias que se seguiram, o cicatrizar, o sairem...

Ainda bem que tenho aqui o meu Miguel... olho para ele e fico toda derretida... Está tão engraçado :)


Sem comentários: